FESTAS SANTOS POPULARES
Sendo Portugal um país maioritariamente católico não é de estranhar a forte ligação, e devoção, que o seu povo sente com Santos Populares.
Esta obra evidencia o espírito e características de cada um dos Santos, Santo António, São João e São Pedro, assim como as ligações às várias cidades, cujos festejos, coincidem, por norma, com o dia de cada uma das cidades.
Comum à celebração destes Santos, são as várias iniciativas locais, tais como as feiras populares, as marchas, os fogos de artificio, os arraiais, as fogueiras, balões de ar quente, etc.
As festas de Santo António têm maior visibilidade na cidade de Lisboa, representada pela igreja em Seu nome, para além das alianças alusivas ao casamentos celebrados neste dia.
O São João têm o seu expoente máximo no Porto e Figueira da Foz com o Seu tradicional baptismo, e o Banho Santo nos mares durante a madrugada.
São Pedro é tradicionalmente festejado em Buarcos, entre outros locais, culminando com a já habitual procissão das suas gentes locais, nomeadamente, todos com uma estreita ligação com a vida piscatória.