SÃO FRANCISCO DE ASSIS

SÃO FRANCISO DE ASSIS (1182-1226) foi um religioso fundador da Ordem dos Franciscanos

Existe ainda alguma incerteza quanto à sua naturalidade, italiana ou francesa.
Era filho de um rico e conceituado comerciante e, apesar de uma juventude mundana, fez votos de pobreza.
É conhecido como o protetor dos animais.
- A Conversão -
Durante a sua oração diante da Cruz (também conhecida como Cruz de São Francisco de Assis), na igreja de São Damião, Francisco de Assis terá ouvido a voz do Cristo dizendo: "Francisco, vai e repara minha casa que está em ruínas".
Deduzindo que a mensagem seria com o intuito de reconstruir a Capela, voltou para casa, vendeu boa parte dos tecidos do pai e entregou-se ao serviço de Deus, trabalhando também como pedreiro.
Mais tarde percebeu que, o restauro, prendia-se com a igreja como instituição, dado que, na altura, já não seguia os ensinamentos de Cristo.
Em 1208 pediu autorização ao Papa para fundar uma irmandade mendicante e, em 1209 fundou-se a "Ordem dos Frades Menores". Dado que renunciavam a todo o tipo de valores e propriedade, instalaram-se em cabanas no alto dos montes e no interior das cavernas.
Em 1212 a Ordem passou a contar com a participação da primeira mulher, Clara d'Offreducci, futura Santa Clara, criando as Clarissas - ramo feminino dos Frades Menores.
Considera-se que São Francisco de Assis desempenhou o mais importante papel no Cristianismo desde Jesus Cristo, decidido a cumprir as Escrituras sagradas, passou a ter uma vivência voltada para o espírito.
Por razões de saúde, em 1224, viu-se forçado a moderar suas atividades, tendo renunciado a direção dos Franciscanos e recolheu-se na floresta para viver em contato com a natureza.
Atendendo a esta forte ligação com a natureza, as aves pousariam nos seus ombros enquanto que os peixes saltariam das águas.
Orando num rochedo, São Francisco, vislumbrou um Serafim de asas resplandecentes com uma Cruz nos braços. Após esta imagem São Francisco apercebe-se de sangue nas mãos e seus pés, como se tivessem sido atravessados por pregos.
Faleceu no dia 3 de outubro de 1226, em Assis, e foi canonizado pelo papa Gregório IX, dois anos após a sua morte. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora